Redondezas

Em Petrópolis, cidade Imperial, pode se ver o cenário da época do império com as casas preservadas na Av. Koeler e Ipiranga, o famoso Museu Imperial, as casas de Santos Dumont, do Barão de Mauá e da Princesa Isabel, o Palácio Rio Negro, a fábrica da cerveja Bohemia,  Palácio de Cristal e muitas outras atrações. Em junho, ocorre a Bauernfest, tradicional evento da colônia alemã e em outubro a Oktoberfest diverte os apreciadores das tradicionais cervejas da região.

Nos distritos de Itaipava, Nogueira, Correas e Araras, o visitante poderá curtir a excelência da gastronomia da Serra, com carnes exóticas, trutas, cogumelos, legumes e verduras orgânicas, queijos e geléias da região.

A região é tradicional nos esportes eqüestres com vários haras de criação e alguns alugam cavalos para passeios.

Para quem gosta de esportes mais radicais, encontra na Serra o cenário ideal para o rafting, as caminhadas em trilhas, o alpinismo e o mountain bike.

É imperdível o passeio de carro até Teresópolis. A estrada que liga Itaipava a Teresópolis é sem dúvida, uma das mais bonitas do Brasil. Em Teresópolis a visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos com a bela vista do Dedo de Deus vale a viagem.