Pousada Les Roches

Meio Ambiente

Já plantamos na pousada cerca de 2.000 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica na encosta do morro e na beira do rio.

Retiramos diariamente do rio qualquer material que não faça parte do ambiente,  participando de atividades educacionais para conscientizar a população local a não poluir o rio.

Temos estação de compostagem onde transformamos nosso lixo orgânico em adubo para nossas hortas e jardins.

Nosso esgoto é totalmente tratado com depósito final em sumidouros no terreno da pousada.

Fazemos um programa de reaproveitamento de lixo que inclui, a coleta seletiva, dando destinação aos diversos itens. Latas são vendidas, óleo de cozinha é entregue para fábrica de sabão, lixo eletrônico é recolhido em agência bancária com programa de reciclagem, cápsulas de café Nexpresso são enviadas para reprocessamento na loja.

Substituímos lâmpadas por outras de baixo consumo e todos nossos eletrodomésticos são também de baixo consumo. Fazemos inspeção rotineira de nosso sistema de abastecimento de água para verificar perdas e vazamentos. Encorajamos nossos hóspedes a reutilizarem toalhas.

Para minimizar o uso de garrafas PET, oferecemos, gratuitamente, água de nossa nascente no restaurante. Nos quartos a água da fonte é colocada em moringas. No caminho dos chalés, uma bica com água canalizada da fonte está à disposição dos hóspedes que desejarem reabastecer suas moringas. Combatemos também o novo vilão do meio ambiente que são os canudos plásticos. Deixamos de oferecê-los junto com as bebidas, mas caso seja solicitado pelos hóspedes, mantemos um pequeno estoque para atendê-los.

Em nosso pomar temos várias árvores frutíferas que alimentam os pássaros e pequenos animais que nos visitam, como jacu, maritaca, saguis, lagartos, porco espinho, esquilos, quatis, corujas, tucanos e diversas espécies de pássaros, alguns que migram de outros países e só estão conosco parte do ano. Não incentivamos alimentar os animais para não tirar deles a capacidade de buscar o seu sustento, mas mantemos nossas árvores frutíferas sempre carregadas.

Les Roches. O paraíso mais sofisticado de Itaipava.